_______________________________________________________________________________________________________________________

Com tecnologia que potencializa aprendizado, Scratch forma nova turma

Em 2016, 233 alunos integraram o projeto que tem como foco o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta terça-feira (06), a formatura de mais uma turma do “Projeto Scratch”, ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes. A solenidade, aconteceu no auditório do Paço Municipal. 

“O Scratch é o primeiro passo na escada de programação de computadores, com ele os alunos criam seus próprios jogos e animações de uma forma simples. Além de reforçar outros conceitos interdisciplinares, por exemplo, eles aprendem conceitos matemáticos, leitura, escrita, habilidades artísticas”, aponta a titular da Semec, Nair Aparecida Lorencini Russo.

Coordenador do Núcleo de Tecnologias Municipais, Weliton Bachega, também destaca que, além de aprimorar o raciocínio lógico dos alunos, fator fundamental não somente para o ensino da matemática e da computação, o projeto é essencial para o desenvolvimento de habilidades de liderança, gestão estratégica, análise de processos, inovações gerenciais e até mesmo o empreendedorismo. 


“Nos integramos à proposta de Inovação e Tecnologia defendidas pelo Governo Municipal, que também investe em ações de modernização da gestão pública. Neste sentido, buscamos sinergia com as ações de inovação encabeçadas pelo Governo Municipal, através do prefeito Roberto Hashioka, para consolidar Nova Andradina como Polo Tecnológico”, reforça.

Nesta edição do projeto, foram premiados os alunos, Marcos Donzeli Júnior (Escola Brincando de Aprender) e Juan Carlos Wandressem Lima (Escola Efantina de Quadros). Destaque pela apresentação dos projetos “Jogo do Trânsito” e “Pouped”, os alunos receberam tablets em reconhecimento aos jogos desenvolvidos. Também foram entregues medalhas aos alunos destaque e certificação aos concluintes do projeto.

SCRATCH – O projeto Scratch visa a criação de animações, histórias e jogos, estimulando a criatividade, a concentração e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Desde sua criação, 676 alunos foram capacitados. A formação é voltada aos alunos do Ensino Fundamental. 

 
_______________________________________________________________________________________________________________________

NTM entrega certificados para professores

 

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), tem assegurado qualificações com foco na tecnologia aplicada para o ensino, garantindo certificação a 220 professores.

Promovendo a formação continuada dos educadores, o Núcleo Municipal de Tecnologia Municipal (NTM), por meio da SEMEC no primeiro semestre de 2016, o ofertou 220 vagas em 3 oficinas, já no segundo semestre a 1º Semana de Tecnologia ofertou 200 vagas, voltadas para o uso pedagógico das tecnologias educacionais, totalizando 420 vagas, somente em 2016.

“Desde a criação do NTM, temos como propostas integrar e promover a inserção das novas tecnologias, associando às práticas pedagógicas inovadoras plausíveis, visando assim que as novas tecnologias sejam usadas com mais efetividade e objetividade, garantindo um ensino inovador", destacou Welinton Bachega, coordenador do NTM. 

Os certificados aos professores que participaram das qualificações foram entregues em suas respectivas Escolas e no NTM (Paço Municipal).

_______________________________________________________________________________________________________________________

Nova Andradina se consolida como referência em Tecnologia Educacional

Por trabalho desenvolvido no município, NTM de Nova Andradina é convidado a integrar iniciativa educacional mineira

Equipe do NTM reforça que metodologia implantada em Nova Andradina é considerada como referência por outros núcleos do Estado e até mesmo do país

Por integrar o uso de ferramentas digitais com o ensino da rede pública, o Núcleo de Tecnologias Municipal de Nova Andradina foi convidado a participar de uma iniciativa mineira de formação de professores. De acordo com a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo, o convite é da Secretaria de Educação da cidade de Ouro Preto e reflete a qualidade do trabalho voltado à Tecnologia Educacional de Nova Andradina.

“Em reconhecimento às capacitações que ofertamos e pelo uso de ferramentas como o Hot Potatos, Plataforma Prezi e Edilim, como também pelo programa Scratch, a coordenação do NTM de Ouro Preto, em Minas Gerais, nos convidou a desenvolver essas atividades em parceria”, retrata a gestora, creditando ao NTM municipal, a metodologia eficaz e atraente que consolida Nova Andradina como referência em Tecnologia Educacional.

Coordenador municipal do NTM, Weliton Bachega reforça que somente no último ano, 420 vagas nos cursos de formação, foram ofertadas. “Além do calendário semestral que contempla três formações, também estamos presentes nas Feiras Fecinova e Geociências, no projeto cultura de mão em mão e organizamos a Semana de Tecnologia Educacional”, aponta. 

Segundo Bachega, somente no último mês foram ofertadas 200 vagas em oficinas pedagógicas voltadas às novas tecnologias, qualificando o processo de ensino e aprendizagem. “Trabalhamos com uma infinidade de recursos didáticos e ferramentas tecnológicas que promovem a inserção na cultura digital, trabalho este, que resulta em aulas mais atrativas, na formação de professores com competências tecnológicas e principalmente, na qualidade do ensino”, defende.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foram investidos nos últimos anos, R$ 306.237,00 na aquisição de 150 novos computadores, destinadas às salas de tecnologia de todas as unidades de ensino da Rede Municipal. Se somam aos investimentos, a aquisição de 12 switches gerenciáveis e cabos de rede CX. Todo processo de aquisição e instalação dos equipamentos foram coordenados pelo NTM. 

“O NTM se integra à proposta de Inovação e Tecnologia defendidas pelo Governo Municipal, que também investe em ações de modernização da gestão pública. Neste sentido, buscamos sinergia com as ações de inovação encabeçadas pelo Governo Municipal, através do prefeito Roberto Hashioka, para consolidar Nova Andradina como Polo Tecnológico”, pontua.

“Entendemos que a tecnologia é um dos principais fatores para proporcionar a inovação e o desenvolvimento. Desta forma, a educação deve acompanhar e participar deste processo e nós, enquanto Governo Municipal, buscamos investir neste segmento para potencializar o ensino em nossa rede”, ressalta o prefeito Roberto Hashioka. “Além de investirmos nas salas municipais de tecnologia, também implantamos o Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid), pois acreditamos que estas inovações otimizam o ensino”, complementa. 

 

NTM - O NTM é um projeto inovador que visa integrar e promover a inserção das propostas tecnológicas para o processo de ensino na rede municipal. Com esse objetivo, o núcleo visa promover o uso das novas tecnologias educacionais associados às práticas pedagógicas potencializando o ensino e garantindo uma prática inovadora plausível e a contento do que se espera de um projeto e programa de inclusão tecnológica na prática Educacional.

Possui ainda o intuito de promover formação continuada, monitoramento, acompanhamento e organização do processo de inclusão das novas Tecnologias junto a prática de ensino na REME, garantindo assim que as novas tecnologias sejam usadas com mais efetividade e objetividade e um ensino inovador. Com 11 professores multiplicadores, o NTM é coordenado por Welinton Bachega, com apoio das professoras multiplicadoras Kelle Ester da Silva Souza e Karina Bastos. A página oficial do núcleo é www.ntmna.com.br

REME - A Rede Municipal de Ensino possui nove escolas, sendo destas, seis na área urbana e três na área rural, além de nove CEINFs (Centro de Educação Infantil), com aproximadamente 430 professores e 7.200 alunos.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Semec abre Semana de Tecnologia Educacional

Com oficinas, evento capacita e debate inovações que podem ajudar no ensino

 
Semana de Tecnologia Educacional aborda as últimas tendências na aprendizagem com o uso da tecnologia

Para que alunos e professores tenham acesso às tecnologias como método de aprendizagem, o Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, promove até a próxima quinta-feira (27), a 1ª Semana de Tecnologia Educacional.

A programação foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (24), na Escola Municipal João de Lima Paes, com as palestras “Meu trabalho e Eu! Olhares idênticos em perspectivas diferentes”, ministrada pelo professor Augusto Francisco Teixeira e sobre as “Tecnologias Integradas ao Processo Educacional: O que podemos aprender com os educadores finlandeses”, da professora doutora Azenaide Abreu Soares Vieira.

Coordenador do Núcleo de Tecnologias Educacionais no município, Welinton Bachega, destaca que as ações do NTM de Nova Andradina têm sido destaque nacionalmente, com o reconhecimento, inclusive, de Núcleos de outros Estados. “Abordando as últimas tendências na aprendizagem com o uso da tecnologia, buscamos desempenhar um trabalho de referência. 

Trabalho que resultou em convites para ministrar nossas oficinas em Ouro Preto, Minas Gerais. Um convite que reforça o trabalho diferenciado que temos encabeçado”, ressalta.

Na mesma linha, a coordenadora pedagógica da Semec, Elza Satil destaca o trabalho da Semec, ao implantar um núcleo com foco na tecnologia educacional. “Um trabalho ousado e que busca a cada dia, aliar tecnologia, inovação e educação”, frisa. “A Semec e o NTM estão em sinergia com as ações de inovação encabeçadas pelo Governo Municipal, através do prefeito Roberto Hashioka, para consolidar Nova Andradina como Polo Tecnológico”, complementa.

Com programação até a próxima quinta-feira, a 1ª Semana de Tecnologia Educacional Municipal, reúne professores que integram as redes públicas municipal, estadual e federal de ensino e também as particulares.

__________________________________________________________________________________________________________________

Semana de Tecnologia Educacional vai discutir inovações que podem ajudar no ensino

Objetivo do evento é qualificar o processo de ensino e aprendizagem

 
Segundo profissionais do NTM, Semana de Tecnologia Educacional potencializa o uso de ferramentas tecnológicas na Rede Municipal de Ensino

Para que alunos e professores tenham acesso às tecnologias como método de aprendizagem, o Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, promove entre os dias 24 a 27 de outubro de 2016, a 1ª Semana de Tecnologia Educacional. De acordo com o NTM, são disponibilizadas 200 vagas e as inscrições podem ser efetuadas através do link www.ntmna.com.br.

“Entendemos que a tecnologia contribui com a inovação e o desenvolvimento. Desta forma, a Educação deve acompanhar e participar deste processo e nós, enquanto gestores, buscamos investir neste segmento para potencializar o ensino em nossa rede”, ressalta o prefeito Roberto Hashioka. “Com a implantação do Centro Municipal de Inclusão Digital e das Salas de Tecnologia, sempre apostamos nas inovações como um meio de otimizar o ensino”, complementa.

Na mesma linha, a secretária de Educação Nair Aparecida Lorencini Russo reforça que o NTM se integra à proposta de Inovação e Tecnologia defendidas pelo Governo Municipal, que investe em ações de modernização da gestão pública. “Neste sentido, a Semec e o NTM estão em sinergia com as ações de inovação encabeçadas pelo Governo Municipal, através do prefeito Roberto Hashioka, para consolidar Nova Andradina como Polo Tecnológico”, pontua.

A programação tem início no dia 24 de outubro às 19h, no auditório da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, com a palestra “Meu trabalho e Eu! Olhares idênticos em perspectivas diferentes”, ministrada pelo professor Augusto Francisco Teixeira.  Em sequência, se apresenta a professora doutora Azenaide Abreu Soares Vieira com o tema “Tecnologias Integradas ao Processo Educacional: O que podemos aprender com os educadores finlandeses”. 

PROGRAMAÇÃO – 24/10/2016 | 13h às 17h – Sala NTM – Oficina Audacity | Aprendizagem sobre download de músicas e vídeos, edição de músicas em diversos formatos e gravações com efeitos especiais. 

25/10/2016 | 13h às 17h, na sala do NTM – Oficina Scratch | Ferramenta Tecnológica de Programação Gráfica que oferece uma linguagem de programação simples em que é possível a criação de histórias interativas, animações e jogos.  

18h30 às 22h30, na Escola João de Lima Paes, Oficina “Luz do Saber Infantil”, sobre o recurso didático que permite contribuir para a alfabetização das crianças promovendo a inserção na cultura digital.

18h30 às 22h30, na Sala do NTM, Oficina “Google Drive”, formulário para elaborar atividades com dinamicidade.

26/10/2016 | 13h às 17h, na Sala do NTM, Oficina “J Quiz", ferramenta que possibilita a elaboração de atividades dinâmicas através da inserção de textos, imagens e vídeos, perguntas e respostas, temporizador, entre outros. Ideal para a criação de exercícios de múltipla escolha.

18h30 às 22h30, na Sala do NTM, Oficina Audacity. 

18h30 às 22h30, na Escola João de Lima Paes, Oficina “Prezi”, Software online que cria apresentações não-lineares de alto desempenho com muitos recursos. Saia do tradicional Power Point e seja um grande apresentador.

27/10/2016 | 13h às 17h, na Sala NTM, Oficina “Lim”: crie seu próprio livro virtual através deste programa. Permite desenvolver atividades para diferentes disciplinas e adaptar o conteúdo para o nível educativo desejado. 

18h30 às 22h30, na Sala NTM, Oficina “Scratch”.

18h30 às 22h30, na Escola João de Lima Paes, Oficina “Google Drive”

__________________________________________________________________________________________________________________

Capacitação do Software "Edilim" é ofertada novamente aos Professores da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação ofereceu através do Núcleo Municipal de Tecnologias (NTM), oficina de capacitação do Software Edilim, ferramenta utilizada no ambiente educacional para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.

Ministrado pelo coordenador do NTM, Weliton Bachega, a proposta da oficina é oferecer aos professores da Rede Municipal de Ensino subsídios pedagógicos voltados as novas tecnologias, qualificando o processo de ensino e aprendizagem com vistas a melhoria da qualidade da educação básica.

 “O software é ideal para professores que desejam criar atividades para seus alunos desenvolvendo diversas habilidades, favorecendo o seu aprendizado em diversos níveis, além de oferecer um ambiente agradável, onde é possível criar quebra-cabeças, caça palavras, jogo da memória, jogo da forca, cruzadinhas, aprendendo às horas, jogo de perguntas e respostas, tudo de forma lúdica e interessante para o aluno,”, esclarece Bachega.

O NTM prepara para a próximo semestre três novas capacitações, visando potencializar as novas tecnologias no ensino aprendizagem aos professores da Rede Municipal de Ensino, além da 1ª Semana de Tecnologia Educacional com palestras e vários minicursos pedagógicos.  

__________________________________________________________________________________________________________________

Salas de Tecnologias desenvolvem atividades sobre a Tocha Olímpica

Núcleo de Tecnologia Municipal difunde a importância da passagem do fogo olímpico no município

Com foco nas Olimpíadas, alunos integram atividades e recursos ofertados pelo NTM

Para promover o conhecimento sobre os Jogos Olímpicos através do uso de softwares educacionais, as Salas Municipais de Tecnologia de Nova Andradina desenvolvem atividades lúdicas sobre o tema. Com a ação, os alunos participam de quizzes, quebra-cabeças, caça-palavras, jogo da forca, entre outras atividades.

Coordenada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, a ação visa divulgar a importância dos Jogos Olímpicos, a passagem da Tocha Olímpica por Nova Andradina, a utilização de recursos oferecidos nas capacitações ofertadas pelo NTM, o uso de softwares educacionais para promover o conhecimento relacionado ao tema, bem como uma reflexão sobre a simbologia de um evento internacional desse porte. 

“Nós observamos que havia a necessidade de incentivar a comunidade escolar em valorizar o evento que iremos receber. E para isso, os professores das Samtecs (Salas Municipais de Tecnologia), foram orientados a formularem atividades através de uma metodologia que incentivasse os alunos de maneira lúdica e prazerosa, e ao mesmo tempo, pudessem colocar em prática as atividades disponibilizadas no site do NTM, para que toda rede municipal e global tivesse acesso”, aponta Kelle Ester, Multiplicadora Pedagógica do NTM.

Para a secretária de Educação, Nair Lorencini Russo, a iniciativa reforça a importância do Revezamento da Tocha Olímpica em Nova Andradina. “Este é um momento único para Nova Andradina, um evento que ficará para história por difundir os valores do esporte e dar visibilidade ao nosso município”, ressalta.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (Semec), as atividades do dia 27 de junho, data em que o município recebe o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, contam com a participação das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. Escolas dos municípios vizinhos também foram convidadas e devem compor a iniciativa.

“Nossos alunos estão envolvidos com o tema olímpico e, além de comporem o cordão-humano que se estenderá pelo trajeto da tocha, já trabalham a importância do esporte e os dados históricos sobre as olímpiadas, em sala de aula”, afirma a secretária Nair Lorencini Russo.

Marcado para às 9h46, o recebimento da Tocha Olímpica em Nova Andradina acontece no cruzamento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade com a Rua Espírito Santo, ponto de partida do percurso, que se estende à a Rua Vearni Castro, de onde prossegue para a rua Milton Modesto.

Deste ponto, o revezamento seguirá até o encontro com a Avenida Eurico Soares Andrade, de onde prosseguirá até a Avenida Ivinhema. Desta via, o trajeto irá progredir para a Avenida Alcides Menezes de Faria onde, na Praça Geraldo Mattos Lima, haverá um grande ato de celebração.

Para acessar as atividades acesse: https://www.ntmna.com.br/atividades-hot-potatoes/olimpiadas/

__________________________________________________________________________________________________________________

NTM presente na 7ª edição do projeto Cultura de Mão em Mão

 A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta quarta-feira  (04/05/2016) à 7ª edição do projeto “Cultura de Mão em Mão”. A programação teve início às 9h na praça  Queneciano Cecílio de Lima e seguiu até ás 18hs. Na quinta-feira (05), os trabalhos prosseguiram no período das 08hs às  16hs.

 O NTM apresentou o "Projeto Scratch", ação desenvolvida pelo 3º ano consecutivo na Rede Municipal de  Ensino, que tem como foco o desenvolvimento do raciocínio lógico. O Scratch atende  aproximadamente 200 alunos da REME. 

 As ações do projeto “Cultura de Mão em Mão” ocorreram de forma simultânea, em barracas com fantoches, exposição de livros, entre outras atividades envolvendo ainda a Biblioteca Municipal e o SESI.

A atividade foi aberta à toda a comunidade, envolvendo escolas da rede pública e particular de Nova Andradina.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Semec oferta novamente formação continuada e amplia uso de ferramentas tecnológicas na Reme

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), através do Núcleo Municipal de Tecnologias (NTM) promoveu mais uma capacitação aos professores da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de ampliar a variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis aos docentes como forma de contribuir na melhoria da qualidade do ensino.

A capacitação tem foco no software educacional Hot Potatoes, que permite ao professor a elaboração de atividades interativas como palavras cruzadas, exercícios de preenchimento de lacunas, associação de colunas, múltipla escolha, ordenação de palavras ou frases etc, através da inserção de textos, imagens, vídeos, temporizador entre outros.  Os arquivos são disponibilizados em formato html podendo ser incorporados em páginas da internet ou usados offline.

Ministrada pela professora multiplicadora pedagógica do NTM, Karina Castro, a formação tem como proposta, disponibilizar recursos para que o educador possa aprimorar a sua prática pedagógica, possibilitando-lhes a elaboração de atividades de sua própria autoria e consequentemente a produção de aulas mais dinâmicas, que estimulem o discente a se dedicar com mais prazer à prática diária de estudar.

Além de cursos para educadores, o NTM também atua no auxílio quanto à elaboração de relatórios e planejamentos pedagógicos, em conjunto com a coordenação pedagógica das escolas, e é responsável pelo monitoramento do ambiente virtual colaborativo Wikispaces das escolas, enf__ocando as atividades desenvolvidas, notícias e informações sobre as unidades de ensino, além de blogs educacionais dos colégios.

__________________________________________________________________________________________________________________

Ntm oferece novamente capacitação sobre a plataforma Prezi

 
Capacitação sobre ferramenta educacional auxilia no processo de ensino-aprendizagem
A Secretaria Municipal de Educação oferece através do Núcleo Municipal de Tecnologias (NTM), oficina de capacitação para a plataforma Prezi, ferramenta utilizada no ambiente educacional para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.
 
De acordo com o coordenador do NTM, Weliton Bachega, a proposta da oficina é apresentar novas ferramentas tecnológicas aos professores da Rede Municipal de Ensino, além de estimular o uso da plataforma no ambiente educacional para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. “A utilização dessas tecnologias contribuem na apresentação de trabalhos e projetos, tornando-os mais criativos e interativos, o que chama a atenção dos alunos e facilita o aprendizado”, esclarece.
Para a secretária de Educação Nair Lorencini Russo, o NTM se integra à proposta de Inovação e Tecnologia defendidas pelo Governo Municipal, que investe em ações de modernização da gestão pública. “A Semec está em sinergia com as ações de inovação encabeçadas pelo Governo Municipal, através do prefeito Roberto Hashioka, para consolidar Nova Andradina como Polo Tecnológico”, pontua.
 
PREZI - Sobre a ferramenta online desenvolvida em flash, o coordenador do NTM elenca que o Núcleo investe na formação de professores das Salas Municipais de Tecnologias, por acreditar que ela possibilita a criação de apresentações mais interativas e criativas que o PowerPoint. “O Prezi é utilizado para apresentação de alto desempenho com muitos recursos e que permitem adicionar fotos, vídeos, palavras e formas para montar uma apresentação atrativa”, expõe.
Destinado à criação de apresentações não lineares, o Prezi é um software online que não necessita de slides para fornecer uma apresentação completa. Tudo é apresentado em uma estrutura única. Além de fazer as apresentações para uso na web, pode-se fazer o download do material criado que é gravado no computador ou pendrive por meio de um programa executável que não necessita de acesso à internet para ser visto.
 
NTM - O Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal tem como função abordar e oferecer subsídios pedagógicos para os professores da Rede Municipal, com o intuito de promover um ensino de qualidade voltado para as novas tecnologias.
__________________________________________________________________________________________________________________

NTM inicia ano letivo com capacitações sobre tecnologia para o ensino

Capacitação foi ministrada na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) e Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), promoveu na última semana capacitação sobre o uso do software Scratch.
 
O oficina, ministrada pela multiplicadora pedagógica do NTM, professora Karina Bastos, foi direcionada aos professores da Salas Municipais de Tecnologia (Samtecs), que integram a equipe este ano. 
 
De acordo com o coordenador do NTM, Welinton Bachega, o curso teve como objetivo apresentar o software, bem como todos os recursos disponibilizados pela ferramenta, com o intuito de potencializar as aulas relacionadas ao desenvolvimento do projeto. 
 
O NTM prepara para a próxima semana as capacitações em Prezi, Hot Potatoes e Edilim, que já foram ministradas o ano passado, mas devido à procura por parte dos professores, as mesmas serão oferecidas novamente.
 
“Já nos meses de junho e agosto serão oferecidas novas capacitações, com o intuito de potencializar o uso de novas ferramentas tecnológicas”, complementou o coordenador do Núcleo.
 
A programação contará ainda com a Semana da Tecnologia, prevista para outubro. “Será um período para oferecer diversas qualificações, capacitando educadores e, consequentemente, dinamizando as aulas de nossa rede”, concluiu.

__________________________________________________________________________________________________________________

 

Pelo terceiro ano consecutivo, Projeto Scratch forma nova turma

 
Thiago Odeque/PMNA
Iniciativa é voltada aos estudantes das escolas municipais de Nova Andradina
Desenvolvido desde 2013 na rede municipal de ensino, o Projeto Scratch, coordenado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), formou mais uma turma em Nova Andradina. Apresentada pelo prefeito Roberto Hashioka, a proposta consiste em uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes.
 
“O Scratch é uma ferramenta tecnológica de programação gráfica, que oferece uma linguagem simples, em que é possível a criação de animações, histórias e jogos, estimulando a criatividade, a concentração e o desenvolvimento lógico e matemático”, destacou Welinton Bachega, coordenador do NTM. 
 
Na mesma linha, a secretária de Educação, Nair Russo, enfatizou o uso do projeto como instrumento pedagógico. “Iniciado em 2013, o Scratch encerra o ano letivo de 2015 atendendo um total de 135 alunos”, salientou a gestora. A solenidade de entrega de certificados também contou com a presença do vereador Quemuel de Alencar. 
 
Desde a implantação do Scratch, o NTM tem procurado atender um número cada vez maior de estudantes e, atualmente, disponibiliza duas aulas semanais para cada grupo de alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental, no período do contra turno escolar.
Para mais fotos clique aqui!

__________________________________________________________________________________________________________________

 

Tecnologia aplicada no ensino garante qualificação para 70 professores

Atividades são ministradas pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM)

 
Thiago Odeque/PMNA
Solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura de Nova Andradina
A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), tem assegurado qualificações com foco na tecnologia aplicada para o ensino. Destinadas para a rede municipal, as oficinas capacitaram, apenas neste ano, 70 professores.
 
Com o intuito de promover a formação continuada dos educadores, em 2015, a Semec, por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), ministrou qualificações em Prezi, Hot Potatoes e Edilim – ferramentas voltadas para o uso pedagógico das tecnologias educacionais.
 
“Desde os mandatos anteriores, o prefeito Roberto Hashioka tem apostado e investido na tecnologia como um meio de desenvolvimento não só econômico, mas dos mais diversos setores e na educação não poderia ser diferente”, frisou a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo. 
 
Os cursos contemplaram todos os professores das Salas Municipais de Tecnologia (Samtecs), que foram implantadas pelo prefeito Roberto Hashioka. “Seja na área urbana ou rural, temos trabalhado para democratizar cada vez mais o acesso às tecnologias”, completou a gestora da Semec. 
 
Os certificados aos professores que participaram das qualificações foram entregues em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Nova Andradina. O ato também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Cido Pantanal, e do coordenador do NTM, Welinton Bachega. 
 
Para conferir as imagens do evento, basta acessar a galeria de fotos do site da Prefeitura de Nova Andradina ou cliquei aqui.

__________________________________________________________________________________________________________________

Nova Andradina investe em formação tecnológica educacional


Com o intuito de promover formação continuada e investir em tecnologia na área pedagógica, mais uma capacitação foi ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), desta vez, ministrada pela professora multiplicadora pedagógica Rosvely Trindade Coelho aos professores das Salas Municipais de Tecnologia. 
Tecnologia potencializa ensino na rede municipal de Nova Andradina
A oficina pedagógica abordou a Edição de Livros Interativos Multimídia (EDILIM), para a criação de materiais educativos que permitem desenvolver atividades para diferentes disciplinas e adaptar o conteúdo para o nível educativo desejado. 
 
De acordo com Rosvely, a formação tem como proposta capacitar os educadores para um melhor trabalho no processo de ensino, que está cada vez mais voltado à tecnologia. “O uso destes recursos digitais aprimora o processo de ensino e aprendizagem, incentiva a participação dos alunos em sala de aula e aproxima professor e alunos para atingirem os objetivos e metas traçados mediante à proposta curricular”, apontou. 
 
Para o coordenador do NTM, Welinton Bachega, a iniciativa contribui para que os educadores se apropriem das ferramentas e conteúdos e também incorporem as tecnologias educacionais à rotina escolar. “Os profissionais que atuam no NTM possuem habilidades didáticas e experiências técnico-pedagógicas, além de conhecerem a realidade das escolas envolvidas no projeto, o que contribui para que as aulas se tornem mais dinâmicas, atraentes e lúdicas”, frisou. 
 
“Em Nova Andradina, diante da realidade voltada à tecnologia, os professores incentivam o uso de novos recursos tecnológicos, ferramentas e plataformas educacionais em sala de aula. Para isso, a rede municipal de ensino investe na formação do educador e na ampliação de seus conhecimentos tecnológicos, fator que promete atrair o interesse e despertar habilidades dos alunos que estão ‘antenados’ nas redes sociais”, completou o prefeito Roberto Hashioka. 
 
Com 100% das Salas de Tecnologia em funcionamento, o município investiu recentemente na aquisição de novos equipamentos, além de recursos revertidos à ampliação e melhor conexão de internet na área rural e a oferta de cursos de informática pelo Centro Municipal de Inclusão Digital (CEMID), que torna o município referência no segmento. 
 
Além de cursos para educadores, o Núcleo de Tecnologia Municipal está à frente de visitas e acompanhamento de trabalho nas Salas Municipais de Tecnologias nas áreas urbana e rural do município.
 
O NTM também atua no auxílio quanto à elaboração de relatórios e planejamentos pedagógicos, em conjunto com a coordenação pedagógica das escolas, e é responsável pelo monitoramento do ambiente virtual colaborativo Wikispaces das escolas, enfocando as atividades desenvolvidas, notícias e informações sobre as unidades de ensino, além de blogs educacionais dos colégios.

__________________________________________________________________________________________________________________

Núcleo Municipal de Tecnologias promove capacitação do software Hot Potatoes

 
Capacitação foi ministrada na Prefeitura de Nova Andradina
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), através do Núcleo Municipal de Tecnologias (NTM) promoveu mais uma capacitação aos professores da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de ampliar a variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis aos docentes como forma de contribuir na melhoria da qualidade do ensino.
 
O Hot Potatoes é um software educacional canadense, criado pela Universidade de Victoria. Compreende um pacote com cinco ferramentas de autoria (JCloze, JCross, JMatch, JMix e JQuiz) que permite ao professor a elaboração de atividades interativas, sendo elas palavras cruzadas, exercícios de preenchimento de lacunas, associação de colunas, múltipla escolha, ordenação de palavras ou frases etc, através da inserção de textos, imagens, vídeos, temporizador entre outros.  Os arquivos são disponibilizados em formato html podendo ser incorporados em páginas da internet ou usados offline.
 
A capacitação foi ministrada pela professora multiplicadora pedagógica do NTM, Karina Castro, no intuito de disponibilizar recursos para que o educador possa aprimorar a sua prática pedagógica, possibilitando-lhes a elaboração de atividades de sua própria autoria e consequentemente a produção de aulas mais dinâmicas, que estimulem o discente a se dedicar com mais prazer à prática diária de estudar.
 
Esta é a primeira etapa, de outras quatro que virão, visto que o programa possui cinco ferramentas diversificadas. A qualificação iniciou-se com o uso da ferramenta JQuiz, atendendo primeiramente os professores das salas municipais de tecnologia (SAMTECs) e estendendo-se posteriormente aos demais professores da Rede Municipal de Ensino.
__________________________________________________________________________________________________________________

Educação investe na aquisição de equipamentos de informática para escolas e Ceinfs

Investimento irá dinamizar os procedimentos administrativos adotados nas secretarias das escolas - Foto : Arquivo/PMNA
Novos equipamentos irão agilizar e dinamizar os procedimentos administrativos adotados nas secretarias das escolas

A secretária municipal de Educação, Nair Lorencini Russo, confirmou nesta segunda-feira (27) o investimento de R$ 79.476,75 em equipamentos de informática para as unidades de ensino da rede municipal. Ao todo, serão entregues às escolas municipais e Centros de Educação Infantil (Ceinfs), 25 computadores, 10 datashows e 12 impressoras.

 

Os novos equipamentos irão contemplar as escolas municipais Antônio Joaquim de Moura Andrade, Brincando de Aprender, Pingo de Gente, Luís Cláudio Josué, Arco-Íris, Efantina de Quadros, João de Lima Paes, Mundo da Criança, Delmiro Salvione Bonin, Machado de Assis e Luiz Carlos Sampaio Extensão e todos os Centro de Educação Infantil, além da Biblioteca Municipal, Departamento de Cultura e Numesp.

De acordo com a gestora, com o novo investimento os Sistemas Betha e Educacenso irão agilizar e dinamizar os procedimentos administrativos adotados nas secretarias das escolas e dos Centros de Educação Infantil (Ceinf). “Com mais este investimento realizado pela secretaria, o Governo Municipal reafirma o esforço desempenhado para corresponder às necessidades educacionais, atendendo a todos com uma educação de qualidade e sempre se adequando às novas tecnologias da informação”, pontua.

Para o coordenador do Núcleo Municipal de Tecnologias Educacionais, Welinton Bachega, as novas aquisições representam o esforço da Semec em investir fortemente na tecnologia como importante aliada no processo educacional. “É preciso que nossos recursos sejam compatíveis com os atuais sistemas e aplicativos que estão em uso, por isso a necessidade de adquirir novos equipamentos para suprir esse crescimento”, ressalta.

__________________________________________________________________________________________________________________

Nova Andradina potencializa ensino como novas ferramentas tecnológicas

Thiago Odeque/PMNA
Uso de estruturas tecnológicas têm pautado ações do NTM
A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec), promoveu mais uma capacitação com o intuito de potencializar o ensino através do uso de novas ferramentas tecnológicas. A iniciativa atende determinação do prefeito Roberto Hashioka e foi ministrada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). 
 
A qualificação em Prezi contemplou os professores das Salas de Tecnologia das escolas que integram a rede municipal de ensino. O Prezi  é um software que utiliza o mesmo conceito do Google Maps para reduzir e ampliar imagens e textos, sem se limitar a espaços retangulares e em slides.
 
Com diversos modelos já pré-configurados e com o uso do sistema de compartilhamento por nuvens, as apresentações deste recurso podem ser salvas online ou em arquivos de PDF e EXE. 
 
“Além disso, os trabalhos criados são mais dinâmicos, impactantes  e visualmente  mais atrativos do que os criados em aplicativos mais tradicionais como o Power Point”, complementou o coordenador do NTM, Welinton Bachega.
 
A capacitação foi ministrada pela multiplicadora pedagógica do NTM, professora Kelle Ester da S. Souza, e teve como objetivo  compartilhar  e potencializar o uso da ferramenta Prezi nas ações didático-pedagógicas da rede municipal.
 
“Esta capacitação foi desenvolvida com o intuito de mostrar aos educadores uma nova opção de apresentação de seus conteúdos em sala de aula, capacitá-los no manuseio desta nova ferramenta de apresentação e também  nivelar o conhecimento destes educadores”, explicou Kelle. 
__________________________________________________________________________________________________________________

Nova Andradina inaugura Casa Digital no Assentamento Teijin

Secretária de Educação ressaltou projetos do Governo Municipal voltados para a tecnologia

Thiago Odeque/PMNA
Solenidade foi realizada na Escola Luís Cláudio Josué – Extensão 17 de Abril
A Prefeitura de Nova Andradina e o Centro de Formação, Capacitação, Cultura, Estudo e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras “Eldorado dos Carajás” (Ceepatec) inauguraram na sexta-feira (3) o projeto Casa Digital. A unidade funcionará na Escola Municipal Luís Cláudio Josué – Extensão 17 de Abril, no Assentamento Teijin.
 
“Esse projeto só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte [Semec], Ceepatec e Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA], que encaminhou os recursos necessários para a aquisição de 11 computadores, impressoras, mesas e cadeiras”, frisou a secretária Nair Russo.
 
A gestora também elencou programas desenvolvidos pela Prefeitura com foco setor, sob a coordenação do Núcleo de Tecnologia da Semec, a exemplo das salas de tecnologia das escolas municipais, programas de robótica, projeto Scratch, lousa digital, além do Centro Municipal de Inclusão Digital e a aquisição de novos computadores às escolas.
 
"Além de proporcionar condições para que isso ocorra efetivamente, o prefeito Roberto Hashioka tem sempre destacado a importância da tecnologia para o desenvolvimento. Na área rural não é diferente. Desta forma, temos sempre nos colocado à disposição para que parcerias como essa sejam firmadas, resultando em benefícios à população", salientou Nair. 
 
De acordo com o Centro de Formação Eldorado dos Carajás, ainda está programada a instalação de uma antena para a otimizar o acesso à internet, que passará a ser eito via satélite. Para estruturar o espaço, a Prefeitura cedeu o local, reformou a sala e efetuou a instalação elétrica.
 
O superintendente da Prefeitura em Nova Casa Verde, João Dan, acrescentou que Governo Municipal também foi responsável pela implantação de um condicionador de ar e pela cedência de um funcionário. A expectativa é de que mais de 700 pessoas, entre alunos e assentados, sejam beneficiados. 
 
A cerimônia contou com a presença do deputado estadual João Grandão, vereador Edson Tolotti, diretora Ana Maria, além de representantes do MDA, MST, Associação Crescer, Associação de Pais e Mestres e do Centro de Formação, Capacitação, Cultura, Estudo e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
__________________________________________________________________________________________________________________

Projeto Scratch amplia atendimento e já contempla aproximadamente 200 alunos

 
Thiago Odeque/PMNA
Encontro foi realizado na Sala de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
Iniciado em 2013, o projeto Scratch encerra o primeiro semestre de 2015 com aproximadamente 200 alunos da rede municipal de ensino contemplados. A inclusão da ferramenta como instrumento pedagógico atende solicitação apresentada pelo prefeito Roberto Hashioka à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec).
 
“O Núcleo de Tecnologias Educacionais do Município, o NTM, é o órgão responsável pelo desenvolvimento do projeto. Temos tido uma constante preocupação em aperfeiçoá-lo pedagogicamente, tornando-o uma ferramenta que auxilie o processo de ensino-aprendizagem”, observou Welinton Bachega, coordenador do NTM.
 
O profissional complementou que desde a implantação o Núcleo de Tecnologias Educacionais tem procurado atender um número cada vez maior de estudantes. “Em 2014, por exemplo, foram atendidos 120 e, neste ano, já ampliamos para aproximadamente 200 alunos”, afirmou. 
 
Para fazer um balanço das atividades, o NTM realizou o 1° Encontro Semestral do Projeto Scratch 2015. O evento realizado na Sala de Formação da Semec, no novo prédio da Prefeitura, reuniu toda equipe pedagógica do NTM  e os professores-multiplicadores das Salas Municipais de Tecnologia.
 
O encontrou contou ainda com a participação do professor Rodrigo Duran e do estudante João Vitor D’Alkmin Basso, ambos do IFMS, que apresentaram iniciativa desenvolvida na disciplina de Algoritmo, em que o Scratch foi utilizado para auxiliar na compreensão da linguagem de programação de maneira mais lúdica e expressiva. 
 
Na sequência, os professores das Salas de Tecnologia expuseram os trabalhos elaborados pelos alunos durante as aulas semanais dedicadas ao Scratch. “Houve bastante interação entre os professores através de propostas e orientações de como lidar com a interface do programa”, frisou Bachega.
 
Para concluir a reunião, a equipe pedagógica do NTM apresentou sugestões de como trabalhar o projeto Scratch de forma interdisciplinar, envolvendo também os professores regentes com intuito de promover uma aprendizagem mais prazerosa, tornando-a mais eficaz e significativa.
_________________________________________________________________________________________________________________

NTM prepara projeto de robótica educacional “Nerds da Cidade Sorriso”

Thiago Odeque/PMNA
Representante da Zoom apresentou kits e materiais que serão utilizados no projeto
O Núcleo de Tecnologias Educacionais do Município de Nova Andradina (NTM-NA) prepara o lançamento de mais um projeto de robótica educacional. Após o sucesso do Scratch, que é desenvolvido desde 2013 na rede municipal de ensino, vem ai o programa “Nerds da Cidade Sorriso”.
 
“O NTM possui uma característica inovadora e toda nossa estrutura tem nos favorecido para o desenvolvimento de ações ousadas. Com o intuito de promovermos a formação continuada, possuímos um espaço equipado com 22 computadores, internet, datashow, quadro branco e lousa digital”, salientou Welinton Bachega, coordenador do NTM.
 
O profissional também destacou o aperfeiçoamento dos trabalhos a partir da inauguração da nova Prefeitura e os recentes investimentos no setor. “O prefeito Roberto Hashioka tem apostado na inovação e estamos empenhados para corresponder à altura, sempre com o intuito de expandir os nossos projetos”, complementou.
 
Nesta semana, por exemplo, a equipe do NTM recebeu a visita do consultor da área de expansão no centro-oeste da empresa Zoom, representante da Lego no Brasil. Daniel Tiepo Fonseca esteve no município para apresentar os kits de robótica e o material didático que contempla a faixa etária dos alunos que irão participar do projeto.
 
Ainda nesta mesma semana, a equipe pedagógica do Núcleo de Tecnologias aproveitou a 6ª edição do “Cultura de Mão em Mão”, realizado pela coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), para divulgar o projeto de robótica que terá início nos próximos meses. 
 
“O Núcleo de Tecnologias Educacionais é um projeto inovador que visa integrar e promover a inserção das propostas tecnológicas no processo de ensino, garantindo uma prática inovadora plausível e a contento do que se espera de um programa de inclusão tecnológica na área educacional”, completou Bachega.
 
Ligado à Semec, o Núcleo funciona nas dependências do novo Paço Municipal e conta com uma equipe composta por um coordenador, três professores multiplicadores pedagógicos, professores das Salas Municipais de Tecnologias (Samtecs) e dois estagiários do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.
__________________________________________________________________________________________________________________

Prefeitura de Nova Andradina amplia recursos escolares com mais 150 computadores


Natalho Cuer/PMNA
Prefeito Roberto Hashioka destacou papel da tecnologia para a educação
Natalho Cuer/PMNA

Salas de tecnologia estão sendo equipadas com novos computadores
A sala de tecnologia da Escola Municipal Professor João de Lima Paes conta com mais 20 computadores para ampliar projetos com foco no ensino-aprendizagem. As maquinas foram entregues na terça-feira (9) pelo prefeito Roberto Hashioka ao diretor da unidade, professor Augusto Teixeira.
 
A solenidade também contou com a presença dos vereadores Quemuel de Alencar e Cido Pantanal, coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Welinton Bachega, professores, coordenadores e estudantes. Todo processo de aquisição e instalação dos equipamentos foram coordenados pelo NTM.
 
O prefeito Roberto Hashioka já havia oficializado na segunda-feira (8) outros 25 computadores para a Escola Municipal Pingo de Gente, 20 para Professora Efantina de Quadros e 25 para o Mundo da Criança, totalizando, nesta etapa, 90 maquinas novas para a rede municipal.  
 
O pacote de investimentos no valor de 306.237,00 também irá equipar as escolas municipais Luís Cláudio Josué, Delmiro Salvione Bonin, Brincando de Aprender e Arco-Íris. Ao todo serão entregues 150 computadores para as oito unidades. Os recursos também possibilitaram a aquisição de 12 switches gerenciáveis e cabos de rede CX.
 

 

 

 

 
_________________________________________________________________________________________________________________________________

Nova Andradina é destaque em seminário sobre tecnologia educacional

O “Projeto Scratch”, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina (NTM), foi destaque durante a terceira edição do Seminário de Tecnologia Educacional realizado em Ponta Porã. 
 
NTM

Seminário foi realizado em Ponta Porã
 
A implantação do programa nas escolas da rede municipal foi uma iniciativa do prefeito Roberto Hashioka. A proposta visa utilizar a ferramenta no desenvolvimento do raciocínio lógico.
 
Durante o seminário, o Scratch foi apresentado através de três projetos elaborados por alunos da rede municipal. O desenvolvimento dos trabalhos nas salas de tecnologia foi
foi monitorado por professores orientados pela equipe pedagógica do NTM. 
 
“Durante a apresentação houve bastante atenção e grande aceitação por parte do público. O projeto foi bastante elogiado pelos participantes e organizadores do evento”, destacou o coordenador do NTM, Welinton Bachega.

 

 
__________________________________________________________________________________________________________________________________

NTM realiza capacitação sobre mídias na educação

Capacitação foi ministrada à professores e administrativos

Fotos: NTM
Capacitação foi ministrada à professores e administrativos
Fotos: NTM
A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) e Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), promoveu mais uma capacitação aos servidores da Rede Municipal de Ensino (REME).
 
A oficina contou com a participação de professores e administrativos. A qualificação abordou aplicativos de Softwares “Openshot”, ferramenta do Linux Educacional, e “Windows Movie Maker”, que proporciona edição de vídeos, áudios e imagens.
 
A capacitação teve como objetivo multiplicar este conhecimento, compartilhando-o com os dinamizadores da rede municipal, a utilizarem as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação nas atividades didático-pedagógicas.
 
“Essas ferramentas permitem antever novas formas de produção de conhecimentos em que alunos, professores, pais e funcionários podem encontrar formas de escapar da educação tradicional em direção aos novos cenários, atividades e conceitos”, destacou o coordenador do Núcleo de Tecnologias, Welinton Bachega Brito.

 

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

NTM ministra capacitação sobre Lousa Digital

NTM/PMNA
Iniciativa irá contribuir para a otimização do ensino.
Com o intuito de oportunizar aos estudantes da rede municipal um ensino cada vez mais dinâmico e associado ao uso de novas tecnologias, a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), iniciou oficina de capacitação aos professores para a utilização da Lousa Digital.
 
Promovido pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), o primeiro ciclo de capacitação técnica ofertado pelos professores Bruno, Kelle e Rosvely foi direcionado aos professores das Salas de Tecnologias, que são os responsáveis pelos ambientes de mídia instalados nas escolas.
 
De acordo com o coordenador do NTM Welinton Bachega, o curso abrange vários tópicos, entre eles: motivação para o uso de novas tecnologias; professor e as novas tecnologias; recursos da lousa digital; aulas interativas; potencialização do ensino aprendizagem, produção de conteúdos pedagógicos para as novas tecnologias e aplicação dos recursos pedagógicos em uma aula pratica.
 
“Será uma oportunidade dos professores planejarem com sucesso uma aula interdisciplinar abarcando os principais recursos da lousa digital, que são vídeos, gravuras, áudios e textos”, explicou o responsável pelo NTM. 
 
Na ocasião, o coordenador acrescentou que as lousas digitais contribuirão para um maior dinamismo nas aulas, fazendo com que os alunos tenham nos estudos uma atividade mais prazerosa. “Com esta capacitação, o professor se sentirá a vontade para utilizar o novo recurso, que tornará o cotidiano escolar mais dinâmico, levando o educador a sair da limitação didática do quadro, giz e apagador”, definiu Bachega.
__________________________________________________________________________________________________________________

Projeto Scratch premia alunos em Nova Andradina

Iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação e Núcleo de Tecnologia

 
Natalho Cuer/PMNA

Prefeito Roberto Hashioka destacou crescimento do projeto
Natalho Cuer/PMNA

Alunos vencedores ganharam tablet como prêmio
A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec), realizou nesta semana, na Sala Lúcia Andrade Toledo Piza, a entrega de certificados e premiação do projeto “O Uso do Scratch como Ferramenta no Desenvolvimento do Raciocínio Lógico”.
 
O evento contou com a presença do prefeito Roberto Hashioka, vereador Quemuel de Alencar, subsecretária de Educação, Lucia Pires de Araújo, coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Welinton Bachega, presidente do Conselho Municipal de Educação, Sueli Arraes, e do diretor do Hospital Regional, Tito José.
 
O projeto premiou os alunos Luiz Felipe Ferreira de Oliveira, da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, que apresentou o Projeto “Animais Poderosos”, e Douglas Porfirio Ferreira, da Escola Municipal Efantina de Quadros, que apresentou o game “Copa do Mundo”. 
 
Cada aluno recebeu um tablet de 7 polegadas como premiação. As professoras orientadoras, Karina Bastos, da escola João de Lima, e Valdirene Cáceres, da escola Efantina de Quadros, também foram premiadas com um tablet cada. Foram entregues ainda certificados aos estudantes com projetos selecionados para esta etapa. 
 
Segundo o prefeito Roberto Hashioka, a iniciativa tem como foco o desenvolvimento do raciocínio lógico e a criação a partir de fatores relativos ao processo educacional. “Fico feliz em ver a efetivação do Scratch em nossa rede municipal, pois possibilita às crianças a qualificação e o acesso a essa linguagem de programação”, salientou o gestor. 
 
Na ocasião, o chefe do Executivo de Nova Andradina relembrou projetos voltados para tecnologia e inovação. “No passado, quando prefeito por duas oportunidades, tínhamos essa visão e implantamos o Cemid, o Centro Municipal de Inclusão Digital, quando ainda pouco se falava em tecnologia”, disse. 
 
Hashioka destacou ainda a implantação das lousas digitais e ações em prol do Parque de Tecnologia e Inovação. “A partir da efetivação deste pólo, vamos consolidar Nova Andradina como centro estudantil e empresarial, pavimentando o progresso para todo o Vale do Ivinhema”, concluiu.
__________________________________________________________________________________________________________________

Prefeitura adquire novos computadores para modernizar ensino na área rural

Equipamentos entregues na Gleba Angico são os mais modernos da Rede Municipal

Natalho Cuer/PMNA

Iniciativa também visa democratizar acesso à internet
O prefeito Roberto Hashioka oficializou mais 10 computadores à Escola Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin. Localizada no Assentamento Casa Verde – Gleba Angico, a Sala de Tecnologias Educacionais da unidade possui, a partir de agora, os mais modernos equipamentos de informática da Rede Municipal de Ensino (REME).
 
Além dos computadores, também foi realizada a entrega de mais 10 mesas com suporte para teclado e CPU e outras 20 cadeiras. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), o investimento aplicado pela Prefeitura de Nova Andradina foi de R$ 16.760,00.
 
Segundo a diretora Renata Costa, com as novas aquisições, a Escola Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin contará com 19 computadores, todos com acesso à internet e localizados em um espaço climatizado. “Tudo isso mostra a preocupação do prefeito Roberto Hashioka com a educação, principalmente na área rural”, disse. 
 
A secretária Nair Aparecida Lorencini Russo frisou que a iniciativa do Governo Municipal visa modernizar o ensino e democratizar o acesso à internet. Na ocasião, a gestora reiterou o apoio do Executivo de Nova Andradina e destacou a atuação da primeira-dama e deputada estadual Dione Hashioka, também presente no evento. 
 
Além da parlamentar e do prefeito Roberto Hashioka, também participaram da solenidade o vice-prefeito Milton Sena e os vereadores Quemuel de Alencar, Valter Yasunaka, Cido Pantanal, Ricardo Lima e Zé Bugre e o coordenador do Núcleo de Tecnologias Municipal (NTM) Welinton Bachega. 
__________________________________________________________________________________________________________________

Núcleo de Tecnologias Educacionais capacita servidores da REME

 
Semec/PMNA

Reunião de trabalho foi realizada na Sala Lúcia Andrade Toledo Piza
A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) e Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTM), promoveu mais uma capacitação aos servidores da Rede Municipal de Ensino (REME). 
 
A reunião de trabalho contou com a presença de representantes de escolas e foi ministrada pelo coordenador do Núcleo, Welinton Bachega, e pelo representante regional da Betha Sistemas, Renan Domingues. 
 
Bachega ressaltou o apoio do prefeito Roberto Hashioka e destacou a iniciativa, que teve como objetivo discutir alterações realizadas pela empresa responsável pelo desenvolvimento do software utilizado pela REME. 
 
“A Betha Sistemas agiliza e dinamiza os procedimentos administrativos utilizados nas secretarias das escolas e dos Centros de Educação Infantil [Ceinf]”, destacou o educador.
 
O sistema continuará sendo utilizado no ano letivo de 2014, como proposta de integração e formação para o melhor uso das novas tecnologias educacionais, proporcionando uma melhor qualidade no ensino.